3 habilidades do profissional do futuro - Jovens de Valor JBS : Jovens de Valor JBS
Deslize para baixo
3 habilidades do profissional do futuro
11 de Abril de 2019

Se preocupar com o futuro profissional é muito importante, mas muita gente não tem ideia de quais habilidades são importantes desenvolver e práticas. No mundo moderno organizacional, quanto mais assertivas e rápidas as decisões, mais produtivas tendem a ser.

Pensando nisso, temos algumas dicas de como você deve consegue desenvolver algumas habilidades para o futuro - e por futuro queremos dizer, inclusive, este ano e o próximo:

1. Ler de forma inteligente

person holding string lights on opened book

Não pare de ler. Você já disse que “não para de aprender” com a vida. Se você quer intensificar isso, inclua leituras na sua rotina, no começo ou no fim dela. A qualidade da sua leitura importa muito. Leia com cuidado.

Uma bela forma de ler com cuidado é escrever, tomar notas, seja sobre o que você pensa a respeito, seja um resumo em tópicos no seu bloco de notas.

Os artigos que você lê online valem também, viu? Mas comece a reparar quantos deles realmente tem relevância e coerência com a realidade e não são desperdício do seu tempo.

2. Identificar padrões e fórmulas

man holding red basketball

O que um jogo de basquete tem a ver com o seu trabalho?

Talvez essa possa se tornar uma nova metáfora para você explicar o que faz e ser entendido. Comparando os mais diversos conteúdos que você lê, ouve e assiste, você vai identificar padrões e o resultado disso é se tornar um(a) comunicador(a) mais relevante.

3. Pensamento crítico

man wearing black parka jacket and black sunglasses in front of neon signage

Pessoas que olham para os problemas de um ângulo diferente acabam resolvendo de maneiras completamente inesperadas e, muitas vezes, mais eficazes. Ao mesmo tempo, elas demonstram como era estreita a visão do problema da maioria das outras pessoas -- ou até, se aquele era de fato um problema.

Não se engane. Pensadores críticos são pensadores criativos. São, na realidade, os verdadeiros inovadores e inventivos e os mais aptos a propor novas formas de fazer coisas que agreguem valor ao ambiente de trabalho. Desde um método mais eficiente de trabalho, até um novo produto que o mercado demanda.

Concluindo

Não se espante se achar que essas são habilidades, digamos, do passado. Elas de fato são. Do passado e do futuro. O que acontece é que são habilidades universais, que nunca fizeram tanto sentido como no século 21 - tempos de fake news e incertezas profundas.

Como discordar de alguém no trabalho (sem criar inimizade)

Você é aquela pessoa que acha importante discordar, mas tem dificuldade de dizer que não concorda? Então, pense nisto: Ideias que (não fazem sentido, mas) passam pela sua mente 1. Se uma pessoa discorda de mim, ela não gosta de mim. 2. Só discordo de alguém quando não gosto da pessoa. 3. Eu nunca discordei de […]

Continuar lendo...
A poderosa tática de comunicação que você ignora

Da próxima vez que você for explicar alguma coisa que você sabe, pode se lembrar de uma vocação humana: a visualidade. Menos palavras, mais imagens Seja numa apresentação pré-produzida ou numa explicação durante uma reunião, você sempre tem a opção de ser visual. Ou seja: Usar uma foto que traduz aquela ideia; Mostrar um vídeo […]

Continuar lendo...
O que fazer para relaxar depois das 18h

O quanto do seu tempo você dedica para você mesmo? Já parou para pensar que mesmo no seu tempo livre, você não está aproveitando? O mundo está mudando rapidamente e há sempre um novo fascinante desconhecido a ser decifrado. Aqui vão 6 coisas novas e não tão convencionais para fazer depois das seis horas. 1. […]

Continuar lendo...

Fique por dentro

Cadastre-se aqui para mais informações